top of page

BRINCAR DE APRENDER

 

Uma proposta pedagógica eficaz

para a primeira infância



A Comunidade Inamar Educação e Assistência Social atende crianças de 1 a 5 anos, em período integral, de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 16h00, em seis unidades na região do ABC Paulista e da Baixada Santista.

 

As crianças são divididas em grupos de 20 a 25, por faixa etária, com o acompanhamento de profissionais treinados e qualificados sobre uma sólida proposta pedagógica.

 ​

Os programas que alcançam os melhores resultados na Educação Infantil no Mundo têm como ponto de partida um minucioso esquema de atividades, levando em consideração a capacidade da criança assimilar conceitos, sempre apresentados com atividades que despertam a curiosidade.

 

Seguindo um minucioso programa, as crianças participam de atividades diversificadas, ao longo do dia, respeitando o tempo máximo de trinta minutos cada. Para tanto, foram criados espaços diversificados para que as crianças se movimentem e troquem de ambiente.

 

Em todos os nossos núcleos, montamos ambientes com materiais e situações que facilitam a aprendizagem de conceitos; cores; poesia; música; teatro; matemática; lógica; pequenos experimentos de química e física, e muitas outras curiosidades, dando particular importância aos primórdios da leitura e escrita. E assim, tornando o dia-a-dia das crianças uma constante fonte de descobertas e surpresas. Chamamos nossa proposta pedagógica de “Brincar de Aprender”.

Este programa é resultados de anos de pesquisa, visitas à escolas italianas, acompanhamento evolutivo, sempre estudando formas simples, de baixo custo e de grande eficiência no campo da Educação Infantil, com a intenção de conscientizar a população de que todos têm direito a uma escola de qualidade.

Todos os conceitos são introduzidos
por meio de jogos e brincadeiras

ATIVIDADES DE 

CURTA DURAÇÃO, MANTÊM O INTERESSE DAS CRIANÇAS

"APRENDER É MAIS FÁCIL QUANDO É DIVERTIDO"

Franco Rigolli

"Cada educador deve construir a sua obra prima em todas as crianças que passam pela sua sala, montando o famoso mosaico das pedrinhas brilhantes, das múltiplas atividades de todos os dias."

Franco Rigolli

ESPAÇOS FUNDAMENTAIS

 

A criança precisa se movimentar, gastar energia. O simples fato de mudar de ambiente, de se deslocar de um lugar para o outro já é uma interessante estratégia para se exercitar ao mesmo tempo que pode trabalhar conceitos no concreto e, sobretudo, despertar na criança o interesse pelo novo.  Despertar o interesse na criança pelo desconhecido é ajudá-la a buscar sempre o aprendizado, a independência, a confiança, o "ser capaz". Para tanto, criamos os espaços fundamentais: 

Sala de Atividades

 É o ponto de referência das crianças. É onde guardam suas mochilas com seus pertences; fazem refeições; dormem e, também, “brincam de aprender”. É o lugar ideal para realizarem as atividades que necessitam de tranquilidade e concentração.
Os móveis e lousas são planejados para as crianças.
Tanto a escolha do tema quanto a realização dos painéis de decoração da sala têm a participação de nossas crianças.

Pátio - Espaço Corpo e Movimento

Com atividades diárias, para o exercício ao ar livre, além de se movimentar e tomar sol, a criança aprende regras de comportamento e de limites, desenvolve o senso de cooperação e trabalho em grupo.

Parquinho
Como todos os ambientes de nossos núcleos, o parque também foi adequado às necessidades das crianças. É o lugar ideal para que possam brincar livremente sob os cuidados dos monitores.

Refeitório

A alimentação escolar é parte do desenvolvimento integral da criança e, sendo que realizam de 4 refeições diárias na organização, existe a necessidade de orienta-las sobre a importância de uma alimentação balanceada, bem como criar um ambiente aconchegante e adaptado à delas. As próprias crianças se servem em sistema Self-service, promovendo a autonomia e prevenindo o desperdício.

Jardins e Pequenos Animais

É fundamental para o crescimento saudável o convívio com a Natureza. O contato com plantas e pequenos animais promove a integração com outros seres vivos e o desenvolvimento da responsabilidade.

Auditório

O Auditório é o espaço onde são realizadas as apresentações de teatro, fantoche, formaturas, músicas, etc. Apenas os núcleos maiores possuem auditório, sendo assim, os núcleos menores realizam essas atividades no Pátio ou na Brinquedoteca.

Brinquedoteca

Independente do espaço físico de cada um de nossos núcleos, a Brinquedoteca se faz presente como um ambiente agradável, colorido, alegre e mágico em que brinquedistas, monitores e crianças interagem nas diversas atividades lúdicas infantis. Dividida em vários espaços temáticos, possibilita ser usada por mais de uma turma ao mesmo tempo:

bottom of page