top of page

FRANCO RIGOLLI

 

Franco Rigolli nasceu em Vernasca, perto da cidade de Parma na Itália, em 13 de setembro de 1936. Missionário Xaveriano, veio para o Brasil aos 21 anos de idade para atuar na área social.  Graduou-se em Letras, Belas Artes, Teologia e Música.

Em 1957, no Amazonas, realizou um trabalho de atendimento social e orientação religiosa voltado às comunidades ribeirinhas.

 

Levou de São Paulo para o Pará uma Kombi adaptada com gabinete dentário para atender à população sem recursos.

 

No Paraná, em Jaguapitá, ajudou na construção e fundação do Seminário das Missões dos Xaverianos, e em Curitiba, atendeu à população carente do bairro de Tarumã e auxiliou na construção da capela local.

 

Em São Paulo, organizou encontros e acampamentos de jovens, adultos e casais voltados para a evangelização. Em Diadema, na “Chácara dos Padres”, onde atualmente é o Parque do Paço, ensinava diversas técnicas artesanais a jovens carentes da vizinhança.

 

Em 1968, deixou os Xaverianos e deu início a um trabalho profissionalizante e de assistência social no Bairro Jardim Inamar, em Diadema, com o auxílio de diversos amigos.

 

O objetivo do trabalho era oferecer diversos cursos para os jovens e melhorar as condições de vida da população da favela do Vergueiro, que havia sido desapropriada e transferida da Vila Mariana, em São Paulo, para o Bairro Jardim Inamar, em Diadema.

 

Assim, em 1969, nasceu a Comunidade Decolores, oficializada em 1971, com a fundação da Organização Não Governamental denominada Comunidade Inamar Educação e Assistência Social.

 

Em 1973, foi contratada a primeira técnica, uma assistente social, para fazer parte da equipe da Comunidade Inamar. Um ano depois, essa assistente social se tornaria a esposa de Franco Rigolli, Asuncion Fernandez Barra Rigolli, com quem teve cinco filhos.

 

Após alguns anos, mediante avaliações dos resultados do trabalho com adolescentes, constatou-se que os problemas sociais e educacionais poderiam ser resolvidos ou atenuados se fossem assistidos durante a primeira infância. Em 1988, o atendimento passou a ser para crianças na faixa etária de 2 a 6 anos e suas famílias.

 

Franco Rigolli era um homem idealista e “tinha mais sonhos a realizar do que tempo para concluí-los”, como ele mesmo dizia.

 

Um desses sonhos era disponibilizar a proposta Brincar de Aprender em forma de livro para que chegasse a muito mais lugares, além de seus muros, e, assim, mais crianças pudessem ser beneficiadas. Em 2009, com o apoio e colaboração dos amigos Fernando Ulhôa Levy e Paulo Afonso Silva, o seu livro "Brincar de Aprender por uma pedagogia na primeira infância" foi lançado.

 

Franco Rigolli faleceu em 16 de junho de 2008, deixando um legado de dedicação de uma vida voltada para a busca de soluções para os problemas sociais por meio da educação.

 

Seu idealismo, seus sonhos, sua obra permanecem naqueles que por aqui passaram e nos que estão executando o trabalho iniciado por ele. Homem extremamente dedicado à concretização de seu ideal, sempre zelou, administrou e cuidou da Comunidade Inamar.

bottom of page