top of page
Comunidade Inamar - 2016

52 ANOS DE

HISTÓRIA

 

A Comunidade Inamar Educação e Assistência Social foi fundada em 1971 por Franco Rigolli e um grupo de amigos interessados em ajudar famílias em vulnerabilidade social.

Nessa época, houve a transferência da favela da Vergueiro, em São Paulo, para o Jardim Inamar, em Diadema. Essa população estava deslocada e necessitada e a Comunidade Inamar começou com ela um trabalho social, atendendo adolescentes, com diversos cursos voltados para a iniciação profissional.

Ao longos dos anos, à medida que o trabalho se desenvolvia, foi se verificando que a maioria dos adolescentes não conseguia acompanhar os ensinamentos dados por absoluta falta de base escolar. Iniciou-se então, uma complementação escolar antes dos cursos e diminui-se a faixa etária do atendimento para assim ter mais tempo para sanar as falhas escolares.

Por meio de pesquisas feitas no bairro, foi surgindo a necessidade do atendimento a crianças menores e durante o dia inteiro. Durante algum tempo, atendeu-se as duas áreas; as crianças em período integral, e os adolescentes em meio período.

Finalmente, optou-se pelo atendimento em creche, pois foi constatado que os problemas dos adolescentes têm suas causas na primeira infância.

O atendimento em creche foi se aprimorando até formular uma proposta própria chamada "Brincar de Aprender", baseando-se nas mais avançadas e efetivas propostas pedagógicas, segundo pesquisas internacionais de educação

Oficialmente, a Comunidade Inamar completa 52 anos, com 5 núcleos funcionando e atendendo aproximadamente 1000 crianças.

DJI_0016.JPG
bottom of page